imperio arabe
O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças.
1) Origens – ativo comércio feito através de caravanas que seguiam em direções variadas. Os árabes de origem semita viviam em tribos independentes, governados pelo xeque (líder político) e pelo emir (chefe militar). A religião primitiva era politeísta. Na cidade de Meca, havia a Caaba onde os ídolos eram reverenciados juntamente com a “pedra negra”.
2) Maomé e o Islamismo – Maomé foi o fundador do Islamismo e pertencia a tribo dos Coraixitas (guardiões da Caaba). Elaborou um sincretismo religioso, misturando idéias religiosas de judeus e cristão com as tradições árabes. Perseguido, Maomé e uns poucos seguidores fogem de Meca para Iatreb que após a acolhida dada ao profeta passou a chamar-se Medina, ou “a cidade do profeta”.
Essa fuga, ocorrida em 622, é a Hégira, que marca o início do calendário muçulmano. Voltando para Meca, Maomé destrói os ídolos da Caaba, implantando o Monoteísmo, dando origem ao islã. Com Maomé foi feita a unificação religiosa e política da Arábia.
a) Princípios básicos do islamismo – religião monoteísta, crença em Alá (deus); livro sagrado: o Corão ou Alcorão, que abrange princípios religiosos, políticos, morais e higiênicos. Crença na imortalidade da alma, no juízo final, no paraíso e no inferno. Jejum e abstinência durante o dia, no mês do Ramadã, dia sagrado, Sexta-feira; orar cinco vezes ao dia, voltado para Meca; prega a humildade, paciência, distribuição de esmolas; admite a poligamia, concumbinato e o divórcio.
Proibição da ingestão de carne de porco e bebidas alcoólicas. Prega a guerra santa, (Jihad) contra os infiéis, sustentada pela atração do paraíso. Visitar Meca, ao menos uma vez na vida.
3) Expansão árabe
a)