historia da lingua portuguesa
Constata-se que a língua portuguesa tem sua evolução com o decorrer dos tempos influenciada pelas invasões romanas e conquistas portuguesas, com influencias de outras línguas e do latim. É a língua oficial não só de Portugal e Brasil, mas como também de outros países africanos.
Sua principal influencia é a das conquistas romanas em torno do mundo e pelos portugueses em países africanos. Onde será constatado que o português é fluentemente falado, juntamente com a sua língua de origem tribal.
No Brasil a língua portuguesa teve influencia nas línguas indígenas que foram gradativamente suplantadas pelo português durante o período da colonização. Sendo praticamente proibido o uso das línguas indígenas em função da oficialização do idioma português.
pt.wikipedia.org/wiki/História_da_língua_portuguesa
A história da língua portuguesa é a história da evolução da língua portuguesa desde a sua origem no noroeste da península ibérica até ao presente, como língua oficial falada em Portugal e em vários países de expressão portuguesa. Em todos os aspectos - fonética, morfologia, léxico e sintaxe - o português é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por colonos romanos no século III a.C., com influências menores de outros idiomas.
O português arcaico desenvolveu-se no século V d.C., após a queda do Império Romano e as invasões bárbaras, como um dialecto românico, o chamado galego-português, que se diferenciou de outras línguas românicas ibéricas. Usado em documentos escritos desde o século IX, o galego-português tornou-se uma linguagem madura no século XIII, com uma rica literatura. Em 1290 foi decretada língua oficial do reino de Portugal pelo rei D.Dinis I. O salto para o português moderno dá-se no renascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) considerado o marco do seu início. A normatização da língua foi iniciada em 1536, com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira e João de