História da Língua Portuguesa
A história da Língua Portuguesa começa desde a sua origem no noroeste da península ibérica ate os dias de hoje.
Tem como língua oficial falada desde Portugal ate os países de sua expansão e colonização.
Nos aspectos da morfologia, fonética, sintaxe e léxico a Sua origem e dada do latim Vulgar, vinda dos colonos romanos no século III a.C (não a procedência exata da data de sua origem).
O português e derivado do latim e faz parte do grupo da língua românica, e a esse mesmo grupo pertence outras línguas como o Mirandês, o castelhano, o galego, o italiano, o francês, o catalão, o romeno e o sardo e os extintos dálmata e moçárabe. A historia da Língua portuguesa se destaca dois períodos de importante fundamentação :
A fase do galego – português: No século IX com a existência oral claramente diferentes das línguas vizinhas e presente em documentos escritos desde o século XII que tem aparição das primeiras manifestações literárias.
A fase do português clássico: À partir do
Século XIV, a língua se torna sutil com o grande aumento da produção literal e a ampliação da tradução de obras clássicas. A grande característica dessa fase e a integração do neologismo erudito ou seja, criação da própria palavra importada de palavras estrangeiras.
A partir do século XVI, com a grande expansão da era das descobertas, a história da língua portuguesa deixa de decorrer somente de Portugal, com a abrangência do português internacional e o europeu. No ano de
1990 houve um tratado internacional com o intuito de criar uma ortografia unificada,
Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa
(1990),
sendo assinado por
Angola, Brasil, Cabo Verde, GuinéBissau,
Moçambique,
Portugal,
Príncipe e São Tomé.
PORTUGUÊS NO BRASIL
Desde a descoberta do brasil
(1500) o português tomou um rumo especifico na qual o principal fator foi a colonização do Brasil em 1532 por portugueses e fugitivos de outros