paratormonio
É a parte do diencéfalo que se encontra localizada ventralmente ao tálamo e forma o assoalho do terceiro ventrículo. Inclui o quiasma óptico, túber cinéreo, corpos mamilares, eminência média e neuro-hipófise.
Apresenta como limite anterior o quiasma óptico e a lâmina lateral, e como limite posterior os corpos mamilares.
Anatomicamente e funcionalmente pode ser dividido em duas porções (anterior e posterior). Cada porção por sua vez apresenta uma série de áreas e núcleos que são responsáveis por funções fisiológicas determinadas.
Funções do hipotálamo regulação da adenohipófise
2. HIPÓFISE OU GLÂNDULA PITUITÁRIA
A hipófise é composta de dois componentes morfológicas e funcionalmente distintos: lóbulo anterior (adeno-hipófise) e o lóbulo posterior (neuro-hipófise). A adeno-hipófise constitui certa de 80% da glândula. A produção da maioria dos hormônios hipofisários é controlada predominantemente pela liberação de fatores estimulantes a partir do hipotálamo, os quais são carreados para adeno-hipófise por um sistema vascular portal. A prolactina é a maior exceção, seu controle hipotalâmico primário é inibitório, através da ação da dopamina. O hormônio do crescimento hipofisário também e diferente neste ponto, já que recebe tanto influências estimulatórias quanto inibitórias através do hipotálamo.
Os anticorpos específicos contra os hormônios hipofisários identificaram cinco tipos: somatotróficas produtoras de hormônio do crescimento; Lactotróficas produtoras de prolactina; Corticotróficas estas células produzem hormônio adrenocorticotrópico, a pró-opiomelanocortina, o hormônio estimulador de melanócitos, endorfinas e a lipotropina; Tireotróficas estas células basofilicas .pálidas produzem o hormônio TSH; Gonadotróficas estas células basofilicas tanto produzem o hormônio FSH quanto LH.
3. GLÂNDULAS TIREOIDE
A glândula tireoide consiste em dois lobos laterais volumosos conectados por um istmo relativamente fino, geralmente localizados abaixo e