Parametros
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRO2312 Organização do Trabalho na Produção
Estrutura Organizacional – Parâmetros
Prof. Mario Sergio Salerno março 2002
Procuraremos aqui discutir o conceito de parâmetros de uma estrutura organizacional, levando em conta uma abordagem integral da organização, qual seja, envolvendo sua estrutura de produção e sua estrutura de controle ou pilotagem.
Uma estrutura organizacional pode ter sua compreensão, análise e projeto através da identificação de alguns parâmetros, parâmetros esses que indicam suas características básicas. A configuração que a estrutura apresenta será função do “valor” que esses parâmetros assumem. Nesse sentido, compreender os parâmetros significa compreender a estrutura organizacional; compreender a que configurações levam determinados “valores” desses parâmetros significa compreender como as estruturas podem ser transformadas. Tais parâmetros podem ser identificados em qualquer estrutura, seja de sistemas de produção de bens na indústria, seja em sistemas de produção de serviços, seja em estruturas específicas de relação de serviço.
Nomenclatura e definições básicas adotadas no texto:
Sistema de produção: todo o sistema produtivo considerado para análise, em todos os seus aspectos, e não só na produção.
Subsistemas: funções dedicadas do sistema de produção, com fronteiras claramente definíveis, significando unidades organizacionais com atribuições precípuas. Ex.: funções compras, PPCP, produção, projeto de produto etc.
Aspectos do sistema: são transversais aos subsistemas, tais como qualidade, logística, manutenção, gestão de recursos humanos.
Elementos do sistema: homens ou máquinas/equipamentos
Controle (pilotagem): o termo, quando utilizado, tem aqui o sentido de “pilotagem”, ou seja, de dirigir o sistema produtivo para situações desejadas. Por exemplo, a capacidade de prevenir panes, ou de absorver mudança na programação de