parametros de usinagem
Osiel Wrublak (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR) osielw@yahoo.com.br
Luiz Alberto Pilatti (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) lapilatti@utfpr.edu.br
Bruno Pedroso (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) brunops3@brturbo.com.br
Resumo:O presente estudo objetiva explorar, através de um levantamento bibliográfico, quais são os parâmetros e métodos mais adequados ao processo de fresamento. Com a finalidade de facilitar o acesso e o entendimento das informações pertinentes, foi desenvolvido um referencial teórico a respeito do processo e suas variáveis.
Nesse estudo são apresentados os parâmetros envolvidos no processo, como avanço, velocidade de corte, a estratégia e o sentido de corte, e como estes parâmetros se relacionam com resultados esperados de acabamento superficial final da peça e os custos que estes parâmetros implicam ao processo. Conclui-se que, para um processo com menor custo e melhor acabamento final, é necessário ater-se aos parâmetros que demonstraram maior influência, como a velocidade de corte e o sentido do corte.
Palavras-chave: parâmetros de corte; acabamento; custos.
1. Introdução
A necessidade de redução nos tempos de fabricação de peças impulsiona a procura por novas maneiras de se obter resultados otimizados, principalmente no que diz respeito a usinagem por fresamento, onde são obtidas peças em larga escala e com geometrias particulares. Nos processos de fabricação, tentam-se adaptar os parâmetros e as seqüências as necessidades e disponibilidade de prazo, custo e especificações de acabamento. É comum realizar o cruzamento das informações dos processos e modificações de estratégias para que o processo se torne mais rápido, econômico e que respeite as especificações.
É fato em que se tratando de peças únicas, ou de geometrias particulares, alguns processos de