Usinagem parâmetros de corte
Parâmetros de corte são grandezas numéricas que representam valores de deslocamento da ferramenta ou da peça, adequados ao tipo de trabalho a ser executado, ao material a ser usinado e ao material da ferramenta. Os parâmetros ajudam a obter uma perfeita usinagem por meio da utilização racional dos recursos oferecidos por determinada máquina-ferramenta.
Para uma operação de usinagem, o operador considera principalmente os parâmetros: 0 velocidade de corte, identificada por vc; 1 avanço, identificado pelas letras s, ou f. 2 profundidade de corte, identificada pela letra a. É uma grandeza numérica que define a penetração da ferramenta para a realização de uma determinada operação, permitindo a remoção de uma certa quantidade de cavaco; 3 área de corte, identificada pela letra A; 4 pressão específica de corte, identificada pelas letras Ks. É um valor constante que depende do material a ser usinado do estado de afiação, do material e da geometria da ferramenta, da área de seção do cavaco, da lubrificação e de velocidade de corte. É um dado de tabela; 5 força de corte, identificada pela sigla Fc; 6 potência de corte, ou Pc.
A determinação desses parâmetros depende de muitos fatores: o tipo de operação, o material a ser usinado, o tipo de máquina-ferramenta, a geometria e o material da ferramenta de corte.
Além disso, os parâmetros se inter-relacionam de tal forma que, para determinar um, geralmente, é necessário conhecer os outros.
Velocidade de corte
É o espaço que a ferramenta percorre, cortando um material dentro de um determinado tempo.
Fatores influenciam a velocidade de corte:
7 tipo de material da ferramenta; 8 tipo de material a ser usinado; 9 tipo de operação que será realizada; 10 condições de refrigeração; 11 condições da máquina etc.
Quando o trabalho de usinagem é iniciado, é preciso ajustar a rpm (número de rotações por minuto) ou o gpm (número de golpes por minuto)