Novos parâmetro
Trabalho por Carolina de Carvalho Dantas, estudante de Ciências Sociais @ , Em 22/04/2003 5
Tamanho da fonte: a- A+
O mundo contemporâneo está passando por uma grande reestruturação econômica, marcada pela tese neoliberal. E este fator está influenciando a estrutura social dos países capitalistas, principalmente os industrializados subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil.
Segundo Lopes, o objetivo do presente texto é analisar os efeitos dessa reestruturação econômica em relação as Políticas Sociais. É nítido o reflexo sobre o mercado de trabalho, seguridade social e sobre as condições de vida em geral. Sendo que nos anos 80 houve uma grande difusão de propostas neoliberais de cortes sociais. Segundo o autor, este ajuste é composto por três elementos básicos: redução dos gastos públicos, aumento das exportações e aumento da eficiência (à longo prazo) do sistema econômico.
O autor começa analisando as mudanças sócio-econômicas nos países mais avançados. Hoje, devido à Internacionalização das economias dos países capitalistas, há uma grande diversificação de produtos.Cada vez mais são criados novos produtos, afim de incentivar e obter um maior consumo. As empresas, devido a grande competitividade internacional, passaram a buscar uma nova forma de organização visando o aumento da produção. Os empresários se preocupam em empregar uma mão-de-obra mais barata, ou seja, trabalhadores sem cobertura social; sem carteira assinada, benefícios, sindicatos, etc.
Os ajustes econômicos sofridos por países como Brasil, México, Argentina, etc. nos anos 80, são determinações mundiais. "As reformas econômicas que são introduzidas nos países industriais periféricos têm caráter de determinações globais" (Lopes, pg 11). Este ajuste envolve privatizações, desregulamentação dos mercados e do Estado, estabilização monetária, etc.
Este "pacote" de ajustes econômicos gerou alterações no mercado financeiro,