A rede formal e informal: a comunicação nas organizações.
As redes formais e informais estão presentes em todas as organizações e são responsáveis por fazer circular as informações, o conhecimento e as relações dentro dessas. A rede formal vem da alta administração, ou seja, é uma comunicação dirigida e estrategicamente elaborada para o seu público alvo, transmintindo informações, medidas, ordens, e etc., por diferentes veículos como, impressos visuais e eletrônicos. Já a rede informal é todo tipo de relação social entre as pessoas da organização, é uma forma dos funcionários terem mais informações, que muitas vezes não são disponibilizados nos canais formais. Os exemplos mais conhecidos como rede informal são os boatos e rumores. A comunicação informal, não é estratégica, afinal não é solicitada pela alta administração, mas não é por isso que seja menos importante.
A comunicação tem um valor importantíssimo nas organizações, pois amplia a visão do empregado dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo, alem de ter a função fazer circular as informações e promover debates. Para nos comunicarmos utilizamos a linguagem do ambiente verbal e físico alem da linguagem corporal e a paralinguística.
A linguagem do ambiente verbal tem como características o uso de palavras concretas ou abstratas para descrever estados e descrições, contar piadas ou fazer brincadeiras para descontrair, usar os termos “eu” ou “nós”, todas essas expressões tem o intuito de se comunicar e transmitir informações de maneira clara.
Em organizações diariamente são discutidas diversas situações de decisão nas quais quem participa tende a utilizar as expressões “ou isso/ou aquilo”, quem usa tais expressões define de qual lado ira se posicionar, qual ideia irá defender sem levar em consideração a outra possibilidade, essas expressões tem seu valor embora saibamos que o mundo não se ajusta apenas a duas categorias distintas de pensar. Em situações de decisão uma das partes tem que usar de