paralisia cerebral
O que é Paralisia cerebral ?
A paralisia cerebral é um conjunto de distúrbios que podem envolver as funções cerebrais e do sistema nervoso, como os movimentos, aprendizagem, audição, visão e raciocínio.
Existem vários tipos diferentes de paralisia cerebral, incluindo espástica, discinética, atáxica, hipotônica e mista.
Causas
A paralisia cerebral é causada por lesões ou anormalidades no cérebro. Muitos desses problemas ocorrem conforme o bebê cresce dentro do útero, mas podem acontecer a qualquer momento durante os primeiros dois anos de vida, enquanto o cérebro do bebê ainda está em desenvolvimento.
Em algumas pessoas com paralisia cerebral, a lesão cerebral ocorre devido a baixos níveis de oxigenação (hipoxia) na área afetada. Não se sabe porque isso ocorre.
Bebês prematuros apresentam risco ligeiramente mais alto de desenvolver paralisia cerebral.
A paralisia cerebral também pode ocorrer durante a primeira infância como resultado de várias condições, incluindo: hemorragia cerebral ; infecções no cérebro(encefalitemeningite, infecções pelo vírus herpes simplex) ;lesões no crânio; infecções na mãe durante a gravidez (rubéola) ;icterícia grave .Em alguns casos a causa da paralisia cerebral nunca é determinada.
Exames
Um exame neurológico completo é fundamental. Em indivíduos mais velhos, é importante também testar a função cognitiva.
Os demais exames a seguir podem ser realizados: exames de sangue ;TC do crânio eletroencefalograma (EEG) ;audiometria ;RM do crânio ;exame oftalmológico .
Sintomas de Paralisia cerebral
Os sintomas de paralisia cerebral podem divergir muito entre as pessoas com esse conjunto de distúrbios. Os sintomas podem ser muito brandos ou muito graves , envolver somente um lado do corpo ou ambos ;ser mais pronunciados nos braços ou nas pernas, ou envolver tanto os braços quanto as pernas .Normalmente, os sintomas são observados antes da criança completar 2 anos de idade e, às vezes, têm início