Paralisia cerebral
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
F. R. CORDEIRO 19 ANOS
PATOLOGIA APRESENTADA – PARALISIA CEREBRAL TIPO TETRAPLEGIA ESPÁSTICA
DEFINIÇÃO-A Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio da postura e do movimento, resultante de encefalopatia não progressiva nos períodos pré, peri ou pós natal, com localização única ou múltipla no cérebro imaturo. Essa lesão cerebral pode resultar em comprometimento neuromotores variados que,geralmente ,estão associados á gravidade de seqüela e a idade da criança.
CAUSAS, SINTOMAS E SINAIS
A Paralisia Cerebral é provocada por uma lesão no cérebro e no sistema nervoso ocorrido antes do nascimento durante o parto ou depois do nascimento (pouco depois do nascimento).
Os sintomas variam consoante a área de extensão da lesão, podendo incluir: tiques, perturbação da marcha, espasmos, convulsões e fraco tônus muscular.
Para além a motricidade a paralisia cerebral também pode afetar a visão a audição a inteligência e a fala.
TRATAMENTO MÉDICO .
O tratamento deve envolver uma equipe de profissionais ao nível da saúde: fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; psicólogo; ortopedista e neurologista.
A Paralisia Cerebral não tem cura, o objetivo do tratamento médico é ajudar a criança a conseguir uma maior independência possível.
PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
O processo ensino aprendizagem deve ser organizado e estruturado de forma a facilitar o desenvolvimento geral da criança ou jovem com Paralisia Cerebral.
O paciente com PC deve beneficiar de áreas que possibilitem e auxiliem no seu desenvolvimento, tais como: fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, psicomotricidade, apoio psicológico, áreas de expressão, atividades aquáticas, massagens, informática, atividades da vida diária.
TECNOLOGIAS ASSOCIADAS A ESSE CASO
Tecnologias Assistivas
Definição-é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia a pessoa portadora de PC. Seu objetivo é proporcionar