Case de sucesso em fidelização de clientes da disneyworld
Enquanto as informações são transitórias, as relações possuem uma permanência muito poderosa em um mundo em processo de rápida transformação. Com a construção de relacionamentos certos, uma empresa pode conquistar uma credibilidade e um reconhecimento que jamais alcançaria por meio de publicidade.
A fidelização de clientes passa impreterivelmente pelos clientes internos de uma empresa, não existe marketing de relacionamento se não tivermos uma boa política de recursos humanos funcionando nas organizações.
Acredito que manter clientes é hoje o maior desafio do empresário de qualquer ramo. Sem "ele", o CLIENTE, não teremos futuro nos negócios. E tudo isso começa com o posicionamento da empresa no mercado e de seus produtos. Os fatores intangíveis é que são a chave para a conquista de um posicionamento sólido do produto. Estes fatores são baseados em percepções dos clientes.
Ao ler o livro "Nos bastidores da Disney" deTom Connellan, fiquei encantada com as lições de fidelização e seus desdobramentos. A Disney tem um índice de 70% de fidelização, recebendo 33 milhões de clientes por ano. Procurei resumi-las, para que as pessoas tenham oportunidade de conhece-las e divulga-las. Espero que me faça entendida.
AS SETE LIÇÕES:
1- Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente compara;
2- Fantástica atenção aos detalhes.
3- Todos mostram entusiasmo.
4- Tudo mostra entusiasmo.
5- Múltiplos postos de escuta.
6- Recompensa, reconhecimento e comemoração
7- Todas as pessoas são importantes
Relato abaixo várias ações e questionamentos observados no livro, que complementam as sete lições:
Você se torna mais vulnerável justamente quando todos falam de sua grandiosidade;
Clientes internos procuram as mesmas coisas que os externos. Eles comparam seu padrão de atendimento com o da Concorrente;
Pergunte a si mesmo: a atenção aos detalhes faz parte da cultura de sua empresa?
Toda vez