Dosagem do teor de ácido acetilsalicílico em comprimidos de aspirina
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
QUIMICA FARMACÊUTICA
ANA MARIA ALEXANDRINO 4º PERIODO
LUANA DE JESUS VIEIRA
PAMELA THAMIRES LINO
MAIARA SANTOS GOMES
JOSIANE MAISA BERNARDES
POLIANA BERNANDES
RENATA BARBOSA
ANA GABRIELA ROMAN
KELLY CRISTINA
DOSAGEM DO TEOR DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM COMPRIMIDOS DE ASPIRINA
RELATORIO DE AULA PRÁTICA
CAMPO MOURÃO
SETEMBRO/2011
INTRODUÇÃO
O ácido acetilsalicílico são cristais ou pó cristalino branco ligeiramente solúvel em água, solúvel em álcool, em clorofórmio e éter, pouco solúvel em éter absoluto. Deve ser mantido seco, pois em contato com umidade hidrolisa, liberando ácido salicílico e ácido acético, também conhecido pela sigla AAS, é um fármaco que possui propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas (antitérmicas). É um inibidor irreversível das enzimas ciclooxigenases 1 e 2. Como ambas COX possuem papel na geração da inflamação, a inibição de tais enzimas reduz o processo de inflamação tecidual.
AAS é utilizado,também, para tratamento de tipos menos graves de dor, como dor de cabeça, cólicas menstruais, e dores musculares. Também é utilizado no tratamento de processos inflamatórios agudos (traumas, por exemplo) ou crônicos (como artrite reumatóide). Apresenta muito boa atividade na redução da temperatura e no alívio da dor de cabeça e dores musculares em casos de gripes ou resfriados. Pode ser utilizado como inibidor da agregação plaquetária, prevenindo a formação de coágulos no interior dos vasos sangüíneos e evitando assim certas doenças ligadas ao aparelho cardiovascular.
O AAS pode ser doseada usando métodos clássicos como a titulação. Recorrendo-se para tal, as reações ácido-base.
Para se dosar o teor de pureza do AAS pode-se usar a titulação indireta, ou de retorno, onde a espécie química a dosear não reage diretamente com a solução padrão. Nesta volumetria faz-se reagir a espécie que se pretende dosear, com um volume em excesso de um reagente