PARALELISMO
PARALELISMO
Com as limitações dos materiais utilizados na fabricação de processadores, notou-se que não seria possível aumentar a frequência dos processadores para ganhar desempenho. Partiu-se então para outras abordagens, como por exemplo, a Paralelização. O paralelismo computacional é uma forma pela qual a demanda de atividades é atendida através do uso simultâneo de vários recursos para solução de um problema.
1 – O que são Processamentos Paralelos?
São processamentos realizados simultaneamente por dois ou mais processadores que interagem entre si para desempenhar uma mesma tarefa, portanto, fazendo com que o processamento seja muito mais rápido obtendo assim um maior desempenho.
2- Quais foram os Postulados de Von Neumann?
1º Um único controle centralizado (uma só CPU)
2º Uma única memória para dados e instruções
3º As instruções devem fazer operações elementares sobre os dados
3- O que significa a Lei de Amdhal?
A lei de Amdhal significa que o ganho de desempenho é possível de um dado melhoramento é limitado pela fração de tempo que a característica melhorada é usada, ou seja, não é possível executar todas as tarefas de processamento de maneira paralela, existem tarefas de processamento que só são executadas de maneira sequencial.
4- Qual a classificação de Computadores Paralelos?
Computadores paralelos são classificados em quatro grupos baseado no fluxo de instruções e de dados que se apresentam, e são definidos como TAXONOMIA DE FLYNN.
São eles:
1-SISD (Single instruction single data)
É um dos tipos de arquitetura mais simples, que opera apenas um dado a cada instrução, os processadores com esta característica, só aplicam uma instrução por ciclo nos dados de entrada, e, portanto, a sua capacidade de calculo é muito baixa (Uma cadeia de