Paralelismo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I.
PROFº.:
ATIVIDADES SOBRE PARALELISMO.
ALUNO:
Recife, 17.05.2014
1)
2)
3)
4)
5) Esquematize as frases a seguir, pondo em evidência os paralelismos:
a) (...) sempre existem voluntários capazes de se mobilizar para dizer o que pensam e de pressionar o governo para defender o que consideram seu direito. (Veja, 20 nov. 1991)
b) Uma experiência da China que teve sucesso no Ceará está em teste no Alto Solimões e pode evitar que o cólera se alastre e atinja outros locais do país através dos rios. (O Globo, 2 set. 1991)
c) Pela propaganda, imagina-se não só que tudo foi produto exclusivo da gestão petista atual, mas também que as unidades estão trabalhando com capacidade plena. (Folha de S. Paulo, 24 ago. 1991)
d) Muitas denúncias a atingiram sem terem sido dirigidas diretamente a ela, mas às Superintendências subordinadas à sua administração. (O Globo, 2 set. 1991)
e) (...) a primeira preocupação não é a de elucidar os atos irregulares --- até agora não refutados pela LBA ---, mas sim a de acenar com punição dos que revelam desmandos oficiais. (Folha de S. Paulo, 30 ago. 1991)
f) Meu encontro com Júlio Cortázar não se deveu a um acaso de percurso, nem a uma dispersa curiosidade intelectual. (Haroldo de Campos, Folha de S. Paulo, 30 ago. 1991)
g) A linha dura do partido comunista apostou no imobilismo da sociedade soviética e numa reação frouxa do Ocidente para reinstalar um regime autoritário. (Isto é, 27 ago. 1991)
6) Reescreva as frases abaixo, estabelecendo os paralelismos:
a) Os ministros negaram estar o governo atacando a Assembleia e que ele tem feito tudo para prolongar a votação do projeto.
b) O presidente sentia-se acuado pelas constantes denúncias de corrupção em seu governo e o crescimento da Constituinte da pressão em favor da fixação de seu mandato em quatro anos.
c) Quando o ditador