PARALELISMOS
Acredito que arquitetura será apenas compreendida e interiorizada quando presenciada através dos nossos cinco sentidos. Foi com este pensamento na bagagem, que decidi partir para a Suíça para analisar a obra prima de Peter Zumthor: Termas de Vals.
I truly believe that architecture can only be properly understood when observed and witnessed through our five senses. It was with this thought that I went to Switzerland to analyze the masterpiece of Peter Zumthor: The Therme Vals.
Creo profundamente que la arquitectura sólo puede entenderse adecuadamente cuando observada y presenciada a través de nuestros cinco sentidos. Fue con este pensamiento que viajé a Suiza para analizar la obra prima de Peter Zumthor: Las Termas de Vals
arquiteturismo em questão
Paralelismos
Termas de Vals, a obra prima de Peter Zumthor
Márcio André Lopes da Costa
Ao analisarmos a origem da palavra arquitetura, constatamos que etimologicamente ela é composta por duas palavras derivadas do Grego: [arkhé] que significa “Principal” ou “Princípio” segundo os filósofos pré-socráticos e outra que considero ser de extrema importância para a sua definição [tékhton], na qual se traduz “Construtor” ou “Construção” e onde se encontra toda a base desta ciência/arte.
Arquitetura nada mais é do que a arte de construir, através de uma técnica, adequada a uma determinada época, num determinado local, inserido numa cultura específica, com um contexto socioeconômico e político que lhe está inerente. Deste modo, da mesma forma que a ciência necessita da experimentação para a verificação de hipóteses, a arquitetura só surge quando ultrapassada a barreira do mundo imaterial para o mundo físico, através da construção.
Consequentemente creio que para analisarmos, estudarmos e entendermos o “fenômeno arquitetônico” e todas as suas intenções nele expressas, teremos que estar presente fisicamente perante essa realidade.
Vals é uma pequena vila suíça, localizada a 1.252m de