Paraiso artificial, ideologia e mercadoria
R: As novelas da televisão criam um paraíso artificial que a realidade nega, pois a cultura brasileira cria sobre a sociedade a necessidade de assistir a novela; criando a ideologia de um paraíso artificial, algo que não acontece na vida real. Logo, para conseguir audiência, elas mostram o que a população quer ver, e que muitas vezes não mostra a verdadeira realidade.
Cena da novela Páginas da vida
Cena da novela Tititi
2- Relacione ideologia e mercadoria
R: Ideologia seria o “ideal de felicidade”, ou seja, um conjunto de ideias muito bem elaborado.
Mercadoria seria tudo aquilo produzido como excedente
Logo, se vem a ideologia criada pela burguesia, a qual é imposta a classe inferior a acreditar em tal conjunto de ideias.
Como exemplo disto, se tem a politica. A politica é um conjunto de ideias criadas e muito bem elaboradas pela classe dominante, as quais alienadas a classe inferior, fazem acreditar que tais ideias são verdades absolutas.
3- O que fetichismo da mercadoria?
R: Fetichismo A palavra fetiche tem a mesma raiz de feitiço, que do ponto de vista místico e religioso significa um artefato com forças estranhas capaz de exercer poder sobre os crentes e adoradores.
Portanto, fetichismo da mercadoria, seria o feitiço imposto pela classe dominante (detentores do capital), a qual esconde o trabalho de exploração, produzindo aquilo que é desejado.
Temos como exemplo a confecção de celulares, tablets, e outros produtos eletrônicos. Quem vende tal produto, tenta criar um desejo de ter aquele produto, porem esconde como aquele produto foi produzido, como crianças sendo exploradas.
“Marx afirma que o fetichismo da mercadoria é algo intrínseco à produção de mercadorias, já que na sociedade capitalista, o processo de produção se autonomiza com relação à vontade do ser humano. Tal autonomia desaparecerá apenas quando o ser humano controlar de