A importância da estética na Cidade de Dubai
O objetivo desse trabalho é apresentar a importância da estética no meio urbano. Desta forma optei pela cidade de Dubai, devido ao seu crescimento repentino que resultaram em obras faraônicas, em sua beleza e em suas formas contemporâneas, que levam a arte e a arquitetura a outro patamar.
No primeiro capítulo, procurei mostrar um pouco do conceito de arquitetura, suas funções na sociedade e de que maneira ela é utilizada.
Desde a pré-história neolítica, já havia a preocupação com a beleza, o que mais tarde trouxe outras funções para uma construção como o conforto e a proteção.
No segundo capítulo, descrevi o conceito de arte, sua expressão e algumas de suas funções, embora alguns especialistas sejam contrários a questão de suas utilidades.
A arte pode ser usada para decorar o mundo e explorá-lo, para ajudar no dia-a-dia (como uma forma de se livrar da rotina do cotidiano), ou simplesmente como uma maneira de nos expressarmos.
No capítulo seguinte relacionei a arte com a arquitetura, conforme as considerações dadas pela autora Wisnik, 2006, que retrata que a arte e a arquitetura tem se aproximado nas ultimas décadas, de acordo com a “renovação urbana”, que surgiram com o capitalismo avançado.
Muitas cidades tem se reestruturado, renovando seus espaços públicos. Os novos espaços tendem a cada vez mais se dirigirem ao mercado consumidor e as suas necessidades, dando muita relevância a estética e as formas estruturais do meio urbano a partir de 1970.
No quarto capítulo abordei a história, o surgimento, a geografia e o desenvolvimento ao longo dos anos da cidade de Dubai, que é um dos sete emirados Árabes Unidos, com uma população em maior parte estrangeira. Sua religião oficial é o islamismo, mas também existem outras.
Seu crescimento se deu em primeiro lugar pela descoberta do petróleo na cidade, e após pelo turismo, impulsionado pelas obras arquitetônicas de grande beleza.
No ultimo capítulo,