“Parafraseando com: um livro dia de matar!”
Nome: “Parafraseando com: Um livro dia de matar!”
O livro escolhido possui logo de início um capítulo, contando sobre um menino que acordou em meio a um sonho e percebeu que estava atrasado para a prova de Matemática. No sonho relatado, o menino conta que estava namorando com uma mulher bonita. Porém, o sonho foi interrompido pelo som do despertador.
Justificativa:
O tipo de assunto contido neste livro, vem de encontro com a proposta de uso para o mesmo. Nele aprenderemos, ou melhor, lembraremos que há um tempo para cada coisa acontecer em nossas vidas. Como por exemplo, quando crianças, nos deparamos com as falas e cuidados de nossos pais, que procuram nos informar e impedir de cometamos algumas falhas e que ocorram acidentes corriqueiros da infância. No entanto, como tudo na vida passa, a infância também chega ao fim; e logo começamos a ser bombardeados de informações quando entramos na adolescência. Informações estas que chegam de qualquer jeito em nossas cabeças quando não são dadas de forma coerente e com a intenção de ensinar.
Atividade:
Antes de começar a leitura deste livro, comentar e debater sobre alguns itens:
• Atropelando etapas; • A importância dos pais;
Os assuntos a seguir serão trabalhados juntamente com a leitura do livro:
• Por qual razão estudamos?; • Mentiras; • Consequência/punição para atitudes indevidas; • Recompensa por boas atitudes.
Estratégia:
✓ Convidar um profissional para palestrar sobre as dificuldades enfrentadas pelos adolescentes quando decidem escolher caminhos não indicados para a sua idade e ou para a sua vida. ✓ Montar com os alunos um livreto de tudo o que eles precisam de seus pais para realizar. Completar com relatos/redações de como a vida deles seria sem a presença de seus pais.