Paradise Now
PROF. BENEDITO MARIANO – (DIREITO) Sociologia
Nicole Magalhães
TURMA 1ªNA/G3
31/03/2014
1. Entendimento
Ao assistir o filme “Paradise Now”, percebi que o tema principal, o suicídio altruísta, foi tratado com clareza e transparência única. Os detalhes sociais são intensos, forçando o receptor à crítica pontual e permanente.
De um lado, uma parcela social que defende a ação terrorista de banir a vida como forma de vingança. Sendo assim, o revide, quando vem, independentemente de quem venha e quando venha, vem mal, gera destruição, pânico e um desgaste social automático.
Do outro, os contrários que buscam soluções urgentes para um cessar fogo. Sem dúvida, um contexto bastante adverso, tanto é que os próprios protagonistas, elementos chave do foco persuasivo transmitem uma ideia fortificada do comprometimento para com o ato de suicidar-se em prol de um ideal de libertação. Ao mesmo tempo, e ao longo do filme, aspectos de resignação e questionamento, traduzem certo clímax antagônico. Seguindo uma linha apurada, o próprio desfecho é cercado de dúvidas e ansiedades.
Quando o indivíduo não tem interesses próprios e é educado com um espírito de abnegação autêntico, uma tendência suicida altruísta é despertada, com o menor pretexto de promover o bem para uma comunidade ou causa, a qual está tão integrado, o indivíduo dispõe da própria vida. Suicídio altruísta, essa morte que não decorre do isolamento, mas sim de uma identificação grupal tão intensa que põe em segundo plano a existência individual, e possibilita o auto sacrifício a causas coletivas.