Resenha filme "paradise now"
O filme que será discutido nesta resenha será “Paradise Now”. Uma obra desvirtuada dos padrões norte-americanos de filmagem, já que se trata de uma produção árabe, o que a nós ocidentais soa totalmente novo e por isso instigante.
Paradise Now traz um tema à tona, que não faz parte do cotidiano brasileiro, e mais que isso, traz a figura do homem bomba, que para nossos costumes, traveste-se de incoerência, e é incompreensível para nós entendermos a realidade e a cabeça dessas pessoas que se sujeitam a morte em favor de seus ideais.
O que o filme traz de evidente, é o fato de hoje em dia muitas instituições se apoderam do poder sobre os direitos humanos naturais e os subjugam conforme seus interesses; no caso do filme, mostra o evidente, que quando um direito humano não é respeitado uma instituição acabado por se apoderar deste, e o subjulgando conforme seus valores, e doutrinando seus fiqueis para que assim os siga segundo o que mostram ser correto ou o certo.
Os direitos humanos consistem-se basicamente nas necessidades fisiológicas e biológicas de qualquer pessoa e ninguém pode subjugá-las de acordo com interesses ou diretrizes próprias a ponto de não mais os respeitar. A partir deste conceito, não é só a religião que os subjulgam, mas também outras instituições como o estado que colocam suas leis a cima destes direitos, e por isso se faz importante esta discussão pela soberania das instituições sobre direitos humanos, que em verdade estão inertes em toda e qualquer pessoa.
Mas independente da discussão dos direitos subjulgados, ao assistir ao filme, caiu-se na critica a esses homens que escolhem a morte como caminho para o paraíso que assim é prometido a eles; infelizmente nosso preconceito da nossa cultura ocidental nos toma conta e não conseguimos nos desvencilhar da critica instantânea aos homens bombas.
Neste contexto o filme se faz perfeito para nós ocidentais para que desmistifiquemos um pouco essa figura tão incompreensível