parasitas
Parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos vivos os recursos necessários para sua sobrevivência, considerados agressores eles prejudicam o organismo hospedeiro, muitas vezes na causam grandes modificações podendo viver durante vários anos hospedado. Entretanto alguns deles podem levar o organismo a morte, sendo capaz de sobreviver dentro e fora do organismo, ou parasita-los apenas durante uma fase de sua vida, este é o caso dos parasitas facultativos.
VESPA-PARASITA (LAGARTA)
Algumas espécies de vespas apresentam estratégias de sobrevivência muito peculiares em relação a segurança de suas proles. Podendo se considerar uma parasita facultativa essas espécies de vespa-parasita utilizam lagartas como hospedeira de seus ovos para proteger e nutrir sua prole.
Essas espécies de hymenoptera apresentam o ovopositor em formato de broca, que perfuram o hospedeiro e inserem com precisão seus ovos no interior da lagarta. Juntamente com seus ovos a vespa libera uma substancia chamada vírus poli-DNA que transportam genes que, quando expressos impedem a resposta imunitária da lagarta, permitindo assim o desenvolvimento seguro de seus ovos. Após algum tempo os ovos eclodem e os parasitas saem do corpo hospedeiro formando casulos, a lagarta para de se alimentar e se torna uma espécie de escudo, ela morre pouco depois das vespas adultas saírem dos casulos.
Esta especie de vespa-parasita é amplamente utilizada em controle biologico de lavouras de milho, cana de açuca e até eucalipto.
HYMENOEPIMECIS sp (ARANHA)
Outra espécie de vespa-parasita a hymenoepimecis elevou a relação parasito-hospedeiro a um grau químico nunca antes visto. Endêmica da Costa Rica esta espécie utiliza seu ovopositor para inserir um único ovo dentro do abdômen de uma aranha onde depois de eclodir a larva passara de sete a catorze dias se alimentando do sangue de sua hospedeira, ao mesmo tempo em que libera uma toxina que altera o padrão de comportamento da aranha,