revitalizar para transforma
Período: 12 meses
Outubro/ 2012 a Setembro/ 2013
1. Apresentação
O presente projeto surge depois da constatação de que o sistema arborístico é de importância vital, para nosso município, sob aspecto socioambiental, fazendo-se necessária a conscientização ambiental focada em uma linguagem diferenciada.
A realização de estudos comprova que áreas ilegais que contenham pessoas sem consciência ambiental, afetam negativamente com poluição, não apenas sua área, mas toda a região. Um ambiente bem cuidado será de fundamental importância econômica para toda uma população ativa.
Nesse contexto o projeto incentivará, através de educação ambiental, a comunidade ajudando na recuperação de áreas afetadas por meio de palestras e distribuição de panfletos educativos.
A responsabilidade cidadã do uso racional deste ambiente precisa ser bem trabalhada e é este campo que este projeto focará.
2. Justificativa
São Vicente, assim como todas as cidades brasileiras, enfrentam problemas habitacionais sérios devido ao crescimento populacional que influencia diretamente no meio ambiente.
A área de intervenção apresenta ocupação predominantemente habitacionais com características de favela: infra-estrutura precária,vielas estreitas, alinhamento irregular, lotes com formas e tamanhos irregulares, construções não-licenciadas e em desconformidade com os padrões urbanísticos estabelecidos pelo Município (São Vicente,2004). É focada nesta população de baixa renda que o projeto se concentrará ministrando palestras sobre prevenção e manuseio de áreas de preservação, bem como oficinas temáticas, para que forneçam não apenas consciência ambiental como melhores oportunidades na convivência dos moradores locais trazendo oportunidades para que a comunidade se desenvolva socialmente.
3. Objetivo Geral
Capacitar os moradores do entorno do Sítio Zanzalá visando à responsabilidade ambiental. O grande interesse é transmitir conhecimento para que se