Parasitas
CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
GRUPO: GTA-6
Catiucia Oliveira
Franciele Soares
Ilma dos Santos Silva
Janice Carla Costa da Silva
Simone
PARASITOLOGIA HUMANA.
PROFESSOR: Huberth Alexandre da Rocha
TEMA:
Toxocara cati e canis.
Necator e Ancylostomas.
Uberlândia - MG
2012
INTRODUÇÃO
A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. Englobam os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematódeo, anelídeos, Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), do reino Animal. Os protozoários são unicelulares, enquanto os nematódeos, anelídeos, platelmintos e artrópodes são organismos multicelulares.
Esta ciência tem como objetivos principais:
- Tratar dos sintomas provocados por parasitas;
- Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
- Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
- Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.
Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas.
Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte.
Neste estudo vamos abordar sobre alguns desses parasitas, expondo as principais informações sobre cada um.
1- Toxocara cati e canis. Os toxocara são vermes fusiformes de secção redonda do grupo dos nematódeos. No cão ou gato são parasitas intestinais (como as lombrigas no homem). Contudo se infectarem o ser humano têm outro tipo de manifestações, com enquistação (formação de quisto) nos tecidos de modo a infectar o predador. Ovos de Toxocara canis Exemplares adultos de Toxocara canis Ovos de Toxocara cati Exemplar adulto de Toxocara cati