Parasitas
Características da lombriga
O nematelminto cujo nome científico é Ascaris Lumbricoides causa uma doença chamada Ascaridíase. Este verme atinge de 15 a 40 centímetros de comprimento, de cor rósea ou branca, sendo o macho um pouco menor do que a fêmea e apresentando a extremidade posterior do corpo recurvada.
Os vermes adultos vivem no intestino delgado, por vezes em tão grande quantidade, que chegam a provocar obstução intestinal. Os sintomas mais comuns são náuseas, cólicas e irritação nervosa.
O homem adquire o parasita por meio da ingestão de água e alimento contaminados com ovos, principalmente verduras mal lavadas. O saneamento básico é a principal medida preventiva.
Características Gerais:
É um verme parasita pois vive no instestino delgado humano aproveitando parte dos alimentos já em condições de serem assimilados.
Provoca perturbações, tais como cólicas e distúrbios nervosos.
Em casos graves, quando são muitos os vermes, pode até ocorrer paritonite, o que levaria a pessoa a uma situação muito delicada de saúde.
O nome científico da lombriga é Ascaris lumbricoides, daí o nome Ascaridíase dado à verminose causada por este verme."
Como se pega?
A infecção ocorre em todo o mundo, sendo é mais comum em regiões tropicais e subtropicais onde há condições ruins de higiene e saneamento. Crianças são mais afetadas pela verminose por lombriga do que adultos. Os ovos da lombriga são encontrados nas fezes humanas. Depois que as fezes contaminam o solo os ovos ficam infecciosos após algumas semanas. A infecção ocorre quando a pessoa ingere acidentalmente os ovos infecciosos da lombriga. Uma vez nos intestinos, as lombrigas