Occupy wall street
Introdução Occupy Wall Street é um movimento que começou em 17 de setembro de 2011, na Liberty Square no distrito financeiro de Manhattan, e se espalhou para mais de 100 cidades nos Estados Unidos e ações em mais de 1.500 cidades no mundo todo. Occupy wall street está lutando contra o poder corrosivo de grandes bancos e corporações multinacionais sobre o processo democrático, bem como o papel de Wall Street na criação de um colapso econômico que causou a maior recessão em gerações. O movimento é inspirado por revoltas populares no Egito e na Tunísia, e tem como objetivo lutar contra 1% das pessoas ricas que estão escrevendo as regras de uma economia global.
Como o movimento é muito recente, sua breve expansão se deve as redes sociais na internet, a qual o movimento se iniciou e se propagou em questão de minutos ao redor do mundo. A OWS teve apoio de vários grupos, dentre eles o Adbusters – Organização sem fins lucrativos, anticonsumista. Da comunidade virtual Anonymous e também da US Rage of Day.
Começo
A presença de um amplo leque de sindicatos transformou o perfil do movimento iniciado por algumas centenas de jovens, em sua maioria brancos, de universidades privadas, no dia 17 de setembro. Mudou não só em números, mas também em diversidade, gerando o que muitos líderes sindicais e comunitários estão chamando de um novo movimento social por justiça econômica. Algumas fontes policiais estimaram em mais de 10 mil os participantes da marcha e os organizadores calcularam o dobro. Na noite de quarta, ao terminar a manifestação, foram reportadas algumas detenções quando um grupo de manifestantes tentou ingressar em Wall Street. Em 17 de setembro, um grupo relativamente pequeno de pessoas frustradas com a crise financeira nos EUA e com a resposta que o governo do país deu a ela, acampou no Parque Zuccotti, na cidade de Nova York – próximo ao local onde estavam as Torres Gêmeas e próximas a Wall Street.
Uma semana depois, os