para uma cultura de diferença
MACEDO LINO DE, Ensaios pedagógicos. Porto alegre: Artmed, 2005
SEMELHANÇA:
É tudo que é conhecido e que, ao mesmo tempo se encaixam.
DIFERENÇA:
É tudo aquilo que é desconhecido que não conhecemos, ou seja aquilo que não se encaixam.
SEMELHANÇA/DIFERENÇA:
A diferença opera, pelo que podemos concluir a partir de informações incompletas, aquilo que os olhos veem, porém não quer ver. O diferente tem a ver com a diversidade. ( Lino,2005, p.13)
COMO NOS RELACIONAMOS COM A DIFERENÇAS?
Temos o exemplo, duas estratégia interessantes: Ou negamos e ignoramos,ou aceitamos o diferente,o novo, o que está fora, o estrangeiro.(Lino, 2005, p. 14)
PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS
Vivemos em um mundo de semelhanças ou seja, tudo aquilo que se encaixam, são normais, e o diferente é excluído, porém devemos aprender a conviver com as diferenças,pois todos temos os mesmos direitos sociais.
CAPITULO 2- DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXÃO
A) DESAFIO: A PRÁTICA DOCENTE REFLEXÃO?
Que o professor reflexivo mantenha uma relação de envolvimento com a própria prática, é o mínimo que se exige na perspectiva da profissionalização. Assim trata-se de uma outra forma de envolvimento, de um compromisso crítico no debate social sobre as finalidades da escola e seu papel na sociedade.
Então, refletir é ajoelhar-se diante de uma prática, escolher coisas que assim podemos confiar e corrigir de um modo que substituir, melhorar, antecipar, enriquecer são realizado e examinados de um modo que o professor que na busca tem que ser um profissional reflexivo.
Cada professor tem um perfil é próprio.
B) DESAFIO:ATUALIZAR COMPREENSÕES E PROCEDIMENTO SOBRE A ESCOLA EA PRÁTICA DOCENTE.COMO ENSINAR (E APRENDER PELA LÓGICA DA INCLUSÃO?
Uma das hipóteses que orientam o presente trabalho é que nas escolas praticamos uma lógica exclusão entendida como forma de organização curricular que opera preferencialmente