politica
Existem várias sugestões de como se fazer o fichamento. Você pode usar fichas pautadas brancas de acordo com o tamanho de sua preferência. Nelas precisam conter os seguintes itens:
1) Autor e capítulo do livro que está sendo fichado.
2) Assunto que está sendo fichado.
3) Páginas que estão sendo fichadas.
4) As ideias do autor discriminadas ao lado das páginas (se você quiser, pode colocar comentários pessoais sobre as ideias do autor).
5) Um espaço para observações (tal como a bibliografia).
O fichamento também apresenta algumas classificações de acordo com o site www.fichamento.com.br.
Classificação de fichamento:
Fichamento textual – é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, etc., ligados às ideias principais. Traz, de forma racionalmente visualizável – em itens e de preferência incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinóptico – uma espécie de “radiografia” do texto.
Fichamento temático – reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, ideias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de ideias, segundo a visão do leitor.
As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente ideias pessoais não exigem qualquer