diferença entre as culturas
A hereditariedade explica? Legaríamos características culturais, valores, caráter e até mesmo inteligência aos nossos descendentes?
A origem geográfica é o determinante? Se tivéssemos nascido em outra região teríamos uma cultura completamente diversa da nossa? Ou a questão é a aprendizagem? Ou seja, todo o nosso repertório cultural nos foi sido ensinado por nossos familiares, pelas instituições religiosas, pela educação formal, pela própria sociedade na qual vivemos?
Para complicar ainda mais a questão, imagine a seguinte situação: Um casal de franceses tem dois filhos gêmeos idênticos, ocorre que o parto acontece na Guatemala.
Semanas depois, os irmãos são separados dos pais. Um deles é criado por uma tribo na
Namíbia, o outro é criado em Tókio.
Os irmãos gêmeos terão idênticos sistemas culturais, obedecendo à hereditariedade?
Ou seja, terão uma cultura primordialmente francesa (ou, em linhas gerais, europeia)?
Por terem nascido na Guatemala, mesmo que tenham sido transportados para localidades distintas, terão a mesma cultura por conta de uma origem geográfica comum?
Ou teriam culturas completamente distintas? Um deles completamente inserido numa cultura tribal africana; outro na complexa sociedade urbana e cosmopolita de Tókio?
Nesta unidade vamos conhecer as teorias que de diferentes pontos de vista tentaram responder a questões dessa ordem, na Antropologia, ciência social cujo objeto primordial é o
Homem tomado em sua dimensão cultural.
Em busca das respostas às perguntas aqui elaboradas, embrenhe-se pelo conteúdo teórico, apresentação narrada e demais materiais dessa unidade, a fim de entendermos mais sobre a dimensão cultural da condição humana.
ContextualizaçãoAs Teorias Antropológicas da