PARA ONDE IRÁ A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
O ESTADO ATUAL DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO.
As teorias administrativas e seus enfoques, cada um deles surgiu e resolveu os problemas das empresas em determinados momentos na história. Esses enfoques ainda podem ser aplicados e cabe ao administrador conhecer cada um deles para sempre tomar as melhores decisões conforme as necessidades da empresa.
Cada enfoque não deve ser analisado separadamente, eles se relacionam e são influenciados uns pelos outros. O ideal é integrar cada um deles dentro da organização.
Cada nova situação faz com que as teorias da administração busquem aperfeiçoamento, devendo ser sempre levado em conta que essas teorias sempre se expandem e se ampliam.
A ADMINISTRAÇÃO ATUALMENTE:
Cada empresa tem seus objetivos, e o administrador não pode cometer erros, deve saber se relacionar com as pessoas que estão acima e abaixo dele, deve ter consciência do que já aconteceu na empresa, do que ainda pode ocorrer e evidentemente do que acontece atualmente. Deve estar atento aos fatos externos e internos, precisa “enxergar longe”. Deve ter consciência de que é um agente de condução e mudanças, quando elas forem necessárias. Deve ser orientador, educador, para modificar a atitude das pessoas. O administrador influencia interna e externamente.
Em minha opinião a organização burocrática, no futuro, terá seu fim decretado e isso deverá ocorrer por três motivos:
1- Mudanças no mundo dos negócios, impondo crescentes necessidades que hoje as organizações não tem como atender.
2- Crescimento e expansão das organizações que se tornam complexas e globalizadas.
3- Atividades que exigem pessoas com conhecimentos diversos e que sejam especializadas envolvendo problemas de coordenação a atualização, devido as rápidas mudanças.
O administrador terá que resolver problemas cada vez maiores em quantidade e complexidade. Ele deverá estar atento, pois receberá informações de dentro e fora da organização,