Para Lakatos
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2013.3
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: RESUMO
MACAPÁ-AP
2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2013.3
ACADÊMICOS: MARIA ERONDINA GOMES LIMA
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: RESUMO
Resumo apresentado à Universidade do Estado do
Amapá, como requisito avaliativo para obtenção de aprovação na disciplina de metodologia cientifica no
Curso de Engenharia de Produção, ministrada pelo
Professor Francisco Tarcísio.
MACAPÁ-AP
201
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade relatar o objetivo principal do texto em prática a disciplina metodologia cientifica. Descrevendo um resumo com o objetivo real do texto: Ciência e Conhecimento Científico de Antonio Sérgio Azevedo Damy.
Para Lakatos (1991) tem-se que diferenciar o conhecimento cientifico dos demais. Para isso exemplifica usando uma situação histórica.
Desde a Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, mesmo letrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas.
Tem também conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo. Hoje, a agricultura utiliza-se de sementes selecionadas, de adubos químicos, de defensivos contra as pragas e tenta-se, até, o controle biológico dos insetos daninhos.
Assim podem-se observar dois tipos de conhecimento, o empírico transmitido de geração em geração e na experiência pessoal e o cientifico transmitido por intermédio de treinamento apropriado e procedimentos científicos.
CORRELAÇÃO
CIENTÍFICO
ENTRE
CONHECIMENTO
POPULAR
E
CONHECIMENTO
O conhecimento popular não se distingue do conhecimento científico/nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o