Bio Cel
Difusão facilitada: Há o auxílio de proteínas de membrana, denominadas permeases. Estas possuem sítios de ligação específicos para os tipos de substrato e atuam a fim de permitir que substâncias transitem pela região de bicamada lipídica. O processo auxilia em casos em que essas últimas, em razão de suas propriedades químicas e tamanhos moleculares, demorariam muito tempo ou não poderiam fluir de forma espontânea, via difusão simples. Neste caso, a movimentação se dá nas regiões mais para as menos concentradas e a velocidade é controlada, principalmente, pela quantidade de permeases disponíveis. Sais minerais e determinados aminoácidos são transportados dessa forma.
Osmose: é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio;
Solução hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto que o meio;
Solução Isotônica: Quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.
Pressão osmótica: Quando temos um sistema hipotético à 20º C, com dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável, e em um compartimento temos água pura e no outro uma solução, chamamos de Pressão
Osmótica a força que deverá ser aplicada para parar a osmose neste sistema. A pressão osmótica também está relacionada com o turgor da planta, crescimento e movimentação, além de outras atividades.
Osmose reversa: como o próprio nome diz, acontece em sentido contrário ao da osmose. Nela, o solvente se desloca no sentido da solução mais concentrada para a menos concentrada,