bio cel
Há duas modalidades de ingresso no curso de Doutorado. Candidatos com título de Mestre, ou que estejam em vias de concluir o Mestrado, deverão inscrever-se no curso de Doutorado. Alternativamente, pode-se optar pela modalidade Doutorado-Direto, sem mestrado prévio.
1) Prova escrita:
Para a seleção de Doutorado de alunos que cursaram o mestrado a avaliação será feita em prova escrita de análise de artigo científico que será entregue com 24 horas de antecedência (Prova de Conhecimento Específico, peso 3). A prova escrita é eliminatória, com nota de corte 5,0.
Para a seleção de Doutorado Direto além da prova escrita de análise de artigo científico (peso 3) o candidato deverá realizar prova de conhecimentos gerais; a mesma aplicada na seleção de mestrado (peso 1).
As provas escritas de conhecimento específico e de conhecimentos gerais são eliminatórias, com nota mínima de 5,0 para cada prova;
2) Entrevista, Análise de Currículo, e análise do projeto de pesquisa: Durante a entrevista o candidato fará apresentação oral de 10 a 15 minutos do seu projeto de doutorado. O domínio do candidato sobre o trabalho já realizado e aquele que irá cumprir será avaliado durante a entrevista. A entrevista com o candidato também abordará suas motivações profissionais e acadêmicas, e sua experiência em instituições de ensino e pesquisa, bem como suas aspirações em relação à pós-graduação na Área de Biologia Celular e Molecular. A comissão examinadora será composta por orientadores credenciados no Programa.
Nota final: A nota final será a média ponderada da nota de conhecimentos gerais (peso 1), da prova escrita com base em artigo científico (peso 3), apresentação do projeto (peso 2), e na entrevista e análise de currículo (peso 1). Será aprovado o candidato com média ponderada igual ou superior a 5,0.
PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS RESIDENTES NO EXTERIOR
Aos candidatos residentes fora do Brasil será facultada a opção de realizarem todos os exames e