engenharia civil
O que é Termodinâmica?
É o ramo da Física que estuda os efeitos das variações de pressão, volume e temperatura nos sistemas físico-químicos. Entende-se como um campo que envolve o estudo da relação entre calor e movimento (“termo-dinâmica”).
Esta ciência teve impulso especialmente durante a Revolução Industrial, quando o trabalho que era realizado por homens ou animais começou a ser substituído por máquinas. Os trabalhos dos cientistas da época levaram-nos a quatro leis de caráter muito amplo e aplicável a qualquer sistema na natureza.
Leis da Termodinâmica
A Lei Zero da Termodinâmica determina que, quando dois sistemas em equilíbrio termodinâmico têm igualdade de temperatura com um terceiro sistema também em equilíbrio, eles têm igualdade de temperatura entre si. Esta lei é a base empírica para a medição de temperatura. Ela também estabelece o que vem a ser um sistema em equilíbrio termodinâmico: dado tempo suficiente, um sistema isolado atingirá um estado final - o estado de equilíbrio termodinâmico - onde nenhuma transformação macroscópica será doravante observada, caracterizando-se este por uma homogeneidade das grandezas termodinâmicas ao longo de todo o sistema (temperatura, pressão, volumes parciais ... constantes).
A Primeira Lei da Termodinâmica fornece o aspecto quantitativo de processos de conversão de energia. É o princípio da conservação da energia e da conservação da massa, agora familiar, "A energia do Universo, sistema mais vizinhança, é constante".
A Segunda Lei da Termodinâmica determina de forma quantitativa a viabilidade de processos em sistemas físicos no que se refere à possibilidade de troca de energia e à ocorrência ou não destes processos na natureza. Afirma que há processos que ocorrem numa certa direção mas não podem ocorrer na direção oposta. Foi enunciada por Clausius da seguinte maneira: "A entropia do Universo, tende a um máximo": somente processos que levem a um aumento, ou quando muito à manutenção, da