historia
O campo mostra feixes de fibras musculares lisas coradas em HE em arranjos transversais (seta menor) e longitudinais (seta maior). As células são fusiformes e alongadas e núcleo central. Nota-se que quando a célula muscular tem orientação longitudinal o núcleo é alongado e em forma de bastão e quando o corte é transversal o núcleo se mostra central e redondo. Entre os feixes e fibras musculares encontra-se tecido conjuntivo contendo muitos fibroblastos. - Recebe a bile (ducto biliar comum) e sucos digestivos do pâncreas ducto pancreático. JEJUNO - Vilosidades mais estreitas, curtas e escassas do que as do duodeno ÍLEO .
Lâmina própria apresenta grupos de nódulos linfáticos (placas de Peyer). Atividade secretora do Intestino Delgado Secreção de muco e fluido aquoso - estimulo nervoso.
H17 - corte histológico da bexiga: músc. Liso identifique o epitélio de revestimento do tipo estratificado, que nesse órgão é conhecido como epitélio de transição ou polimorfo, caracterizado por apresentar células com várias formas e especificamente na camada superficial células pavimentosas e cúbicas. Este epitélio é encontrado no sistema urinário, especificamente no cálice renal, ureteres e bexiga e possui adaptações à fisiologia desse sistema, como por exemplo, às variações de volume e atua também como barreira osmótica entre a urina hipertônica e os líquidos teciduais. Identifique o tecido conjuntivo e as camadas musculares lisas cujas fibras se dispõem em várias direções. Lembre-se que este órgão apresenta três camadas de músculo, mas devido à sua forma a individualização delas é dificultada.
Camada muscular: É a segunda camada do ureter, constituída por duas camadas de fibras musculares lisas: a camada interna, com fibras dispostas no sentido longitudinal, e a camada externa, com fibras dispostas em sentido circular.
H16 - corte histológico da língua: músc. estriado esquelético
Órgão basicamente muscular