Lakatos
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................2
2. PROGRAMAS DE PESQUISA..........................................................................3
2.1. O NASCIMENTO DOS PROGRAMAS DE PESQUISA.........................3
2.2. CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA DE PESQUISA.................3
2.3. EXEMPLOS DE HEURÍSTICAS.............................................................4
3. CONCLUSÃO............ .......................................................................................5
4. REFERENCIAS.................................................................................................7
1. INTRODUÇÃO
Num mundo, em constante evolução, novas tecnologias chegam para substituir ou aprimorar as já existentes. Já existiam métodos de pesquisa na época, porém Lakatos não concordava totalmente com eles.
Então analisando a sociedade como um todo, levando em consideração fatores como praticidade, agilidade e custos Lakatos formulou seu próprio método de pesquisa científica no qual deixava claro seu ponto de vista.
O trabalho de Lakatos é uma análise sobre a sociedade e suas necessidades, no qual ele define os elementos principais de um método de pesquisa, suas principais atribuições, condições para que ainda sejam úteis e métodos para que se descarte ou dê-se continuidade a uma pesquisa.
O método resultante desse esforço pode ser aplicado a todo tipo de pesquisa científica, seja ela do campo das ciências exatas ou das naturais, e até mesmo no nosso dia a dia.
2. PROGRAMAS DE PEQUISA
2.1. O nascimento dos programas de pesquisas – Para Lakatos uma teoria, para ser científica, deve estar imersa num programa de pesquisa e este programa deve ser progressivo, ou seja, estar em constante evolução. Sendo que sempre devem ser avaliadas uma série de teorias, pertencentes a um determinado programa de pesquisa, e não uma teoria isoladamente. É no programa de pesquisa que as