TCC - Assédio moral no ambiente de trabalho
Danos morais são as perdas sofridas por um ataque à moral e à dignidade do ser humano, definidos como uma ofensa à reputação da vítima. Qualquer perda que se relacione à honra pode ser dita como dano moral.
Cada indivíduo que se sentir ofendido em sua moral, poderá e deverá entrar com uma ação na justiça, solicitando uma indenização.
Anteriormente discutia-se no direito brasileiro, a possível reparação por danos morais mas, Atualmente o direito à indenização está determinado no artigo 5º, da Constituição Federal.
Pela sua natureza e pelas circunstâncias em que se desenvolve, as relações de trabalho são uma área fértil para a ocorrência de danos morais, afinal, a convivência estreita, o ambiente competitivo, desgastante e tensionado, colaboram para isto.
Consequente do ritmo acelerado de produção imposta pelo capitalismo crescente, exige-se cada dia mais do trabalhador, que não tendo opção é obrigado a cumprir com as ordens do superior hierárquico, o qual lhe determina como deve desempenhar a sua função de forma a melhor atender as metas impostas pelo mercado.
Com isso, várias atrocidades são cometidas contra os trabalhadores que passam a perder a qualidade do seu ambiente de trabalho.
Assim sendo, o Mercado de Trabalho implora cada vez mais por trabalho digno, em condições dignas, capaz de conferir dignidade ao homem, bem assim como vida em condições dignas para aquele que trabalha.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Mostrar a rotina de alguns trabalhadores que sofrem de assédio moral, e retratar como agem os agressores que tem a capacidade de intimar suas vítimas.
2.2 Objetivos específicos
a) Comparar os diferentes tipos de Assédio Moral;
b) Apresentar a difícil realidade de lidar com o assédio moral;
c) Mostrar possíveis soluções para acabar como o assédio moral no ambiente de trabalho.
3 ESPÉCIES DE ASSÉDIO MORAL
O dano moral se caracteriza pelo abuso de