Paquímetro
Curso de Engenharia Ambiental
Relatório da aula de Laboratório de Física Geral e Experimental I, apresentado ao Professor Marcelo O’Donnell Krause, como requisito parcial da disciplina de Física Geral e Experimental I.
Itabuna-BA
24/09/2013
INTRODUÇÃO
O paquímetro é um instrumento utilizado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Trata-se de um instrumento versátil que serve para realizar medidas internas e externas de um objeto, profundidade e ressaltos.
Para as medidas externas de um objeto, duas de suas superfícies são enquadradas entre a garra móvel e a garra fixa. O deslizamento da garra móvel se faz com o movimento do medidor — e suas marcas de leitura — ao longo da régua fixa.
A parte fixa do paquímetro apresenta, em geral, duas escalas, a superior em polegadas e a inferior em milímetros, estando os nônios correspondentes gravados na peça móvel. Para iniciar a medição com auxílio do paquímetro, algumas condições são necessárias:
- Segurar adequadamente o instrumento (polegar no apoio específico existente na parte móvel, os demais dedos envolvendo a parte fixa, que contém as escalas).
- Selecionar a maneira correta de aplicá-lo à peça;
- Ajustar corretamente o instrumento e a peça.
A precisão é o grau de variação de resultados de uma medição. Um paquímetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,05 mm. O uso do paquímetro possibilita lidar com os algarismos significativos que são o número de algarismos que compõe o valor de uma grandeza, excluindo eventuais zeros à esquerda usados para acerto de unidades.
OBJETIVO Conhecer o instrumento de medição denominado paquímetro e ter noção do seu uso incluindo os cuidados de manuseio, visando maior precisão nos resultados.
MATERIAIS