paquimetro
Universidade Católica Dom Bosco
Parquímetro e Micrômetro
Prof. Me. Rafael Ferreira Gregolin.
14/03/2014
03/2014
Sumario
Objetivo
-Conhecer o funcionamento do parquímetro, o Nômio de Vernier
-Efetuar medidas de dimensões de objetos utilizando o parquímetro
-Conhecer o princípio de funcionamento do micrômetro.
-Calcular desvios, desvio padrão e desvio médio de medidas
-Comparar os instrumentos de medidas
Introdução teórica
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
O micrômetro permite executar medições de até milésimos de milímetro (mícron, μm = 10m plural: micra).
É constituído de um parafuso especial chamado de parafuso micrométrico, cujo passo é de 0,5 mm por volta completa. No corpo do instrumento há uma escala graduada em 0,5 mm (escala fixa) e uma escala circular graduada em 0,01 mm, a leitura dos micrometros pode ser “lida a olho”, ou, se houver um nônio (figura 2). Pode ser lida diretamente na coincidência dos traços. O micrômetro é um