paquimetro
Medir significa comparar alguns objetos com um padrão previamente escolhido. Chamamos este padrão de unidade de grandeza.
Medir significa estabelecer, com toda precisão possível, quantas vezes o padrão se achar repetido na quantidade medida.
Temos neste trabalho, uma coletânea de dados técnicos, fotos e figuras retiradas de diversas fontes, como relatórios, livros e internet, de dois importantíssimos e mais usados instrumentos de medição, são eles: Paquímetros e Micrômetros.
Paquímetro
O Paquímetro é um instrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos opostos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distância entre dois pontos, fornecendo leituras com décimos de milímetro.
A atual concepção do paquímetro é atribuída ao Americano Joseph Brown (1851). Entre as diversas variantes destacam-se as mais comuns que são ilustradas abaixo:
1. Orelha fixa;
2. Orelha móvel;
3. Nônio ou Vernier em polegadas;
4. Nônio ou Vernier em milímetros;
5. Escala fixa em polegadas;
6. Escala fixa em milímetros;
7. Haste de profundidade.
Os “bicos moveis” são em geral usados para medidas de dimensões externas (ex: diâmetros externos). As orelhas (itens 1 e 2) são tipicamente usadas para medidas de (dimensões internas (diâmetros internos) e a haste (item 7) profundidade de peças.
Para efetuar uma medida com um paquímetro, temos:
A) Posicione o objeto a ser medido, de acordo com o tipo de medida a ser feito;
B) Faça a leitura até a casa dos milímetros utilizando a escala milimetrada, tomando como indicador o zero do nônio;
C) Para obter a fração de milímetro, procure o primeiro traço da escala do nônio que coincida com um traço qualquer da escala milimetrada. A numeração correspondente a este traço será a fração desejada como ilustra a figura abaixo.
Para evitar danos ao instrumento, antes de efetuar qualquer medida, certifique-se