Paquimetro, dinamometro e ...
Prática 01: Utilização de aparelhos (Micrômetro, Dinamômetro, Paquímetro)
ARACAJU, 2012.
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório descreve as três práticas realizadas na matéria de física experimental I, sobre a utilização do paquímetro, micrometro e dinamômetro. Realizadas no laboratório de Física Experimental, do Instituto Federal de Sergipe- Campus Aracaju.
I. Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
[pic]
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
[pic]
No exemplo a cima, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.
Elementos do paquímetro
[pic]
Em um paquímetro temos: 1. Orelha fixa 2. Orelha móvel 3. Nônio ou vernier *(polegada) 4. Parafuso e trava 5. Cursor 6. Escala fixa 7. Bico fixo 8. Encosto fixo 9. Encosto móvel 10. Bico móvel 11. Nônio ou vernier (milímetro) 12. Impulsor 13. Escala fixa de milímetros 14. Haste de profundidade Tipos de paquímetros Existem diversos tipos de paquímetro no mercado. Abaixo listamos os principais instrumentos, suas respectivas características e uma imagem representativa:
|Paquímetro universal |É