dinamometria
Dinamômetria
Nova Friburgo, 19 de agosto de 2014
DINAMÔMETRIA
Grupo: Matricula:
Nova Friburgo, 19 de agosto de 2014
Materiais:
2 Dinamômetros de 2,0 N e 10 N
Cilindro Branco.
1 bloco de madeira
1 cilindro de Arquimedes
1 paquímetro
Introdução Teórica
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor, possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Seu ponto alto está na versatilidade, de vez que ele apresenta recursos específicos para medir dimensões internas (orelhas), profundidade de orifícios (haste), ressaltos (extremidades anteriores das partes fixa e móvel), dimensões externas entre superfícies curvas (bico, parte fina, sempre na direção radial) e dimensões externas em geral (bico, parte larga). A parte fixa do paquímetro apresenta, em geral, duas escalas, a superior em polegadas e a inferior em milímetros.
O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa. Com um paquímetro podemos medir diversos objetos com precisão, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros mais.
Objetivos:
Identificar o valor de Newtons no dinamômetro;
Pesar o Cilindro Branco;
Desenvolvimento:
Para se iniciar o experimento, foi necessário pegar todos os equipamentos necessários. Estes foram: O Dinamômetro e o cilindro branco.
Os alunos se organizaram em uma ordem determinada por eles mesmos e iniciaram as baterias de medições. Cada integrante fez uma medição por vez e anotou o resultado obtido em folha de papel, passando o cilindro para o integrante