mmc e formula de baskara
Fórmula de Báskara
Fórmula de Báskara se trata de uma homenagem ao matemático Bhaskara Akaria, considerado o mais importante matemático indiano do século XII, se dispôs a resolver equações e publicar ao mundo suas descobertas. A fórmula de Báskara é fórmula geral, com coeficientes reais, com a≠0 e é dada por: Δ = b2-4ac. A importância da Fórmula de Báskara é que ela nos permite resolver qualquer problema que envolva equações quadráticas, os quais aparecem em diversas situações importantes.
MMC
Denomina-se (MMC) mínimo múltiplo comum, quando temos dois ou mais números naturais diferente de zero, o menor dos seus múltiplos que é comum a todos eles, com exceção do número zero, pois este é menor dos números naturais e é múltiplo de todos eles. A utilização de mmc nas resoluções de problemas é muito comum já que um trata de múltiplos e o outro de divisores comuns.
Desenvolvimento 2
Fórmula de Báskara
No século XII, o matemático Bhaskara Akaria se dispôs a resolver equações e publicar ao mundo suas descobertas. O maior problema dos matemáticos que tentavam achar valores para equação era o fato de haver um x de expoente 2 junto a um x de expoente 1. Sabiamente, Bhaskara aplicou princípios básicos, porém inteligentes, para finalmente achar um valor definitivo de x. A partir da descoberta de sua fórmula, diversas outras fórmulas se derivaram como as fórmulas de Soma e Produto, Relações entre as Raízes ou os valores dos vértices de uma função quadrática. Chamamos de discriminante: Δ = b2-4ac
Dependendo do sinal de Δ, temos:* Δ=0, então a equação tem duas raízes iguais.
* Δ>0, então a equação tem duas raízes iguais diferentes.
*