Multiculturalismo
UNIDADE OSASCO/SP
CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA
Tatiana - 9134250698
DESAFIO PROFISSIONAL
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.
TUTORA EaD: Renata Delgado.
OSASCO/SP
2014
Introdução
O multiculturalismo requer bastante atenção, pois, ele surge como um desafio as democracias liberais apoiadas em igualdade de direitos. E o posicionamento da escola hoje é fazer a mediação dos alunos com essa diversidade multicultural. O docente por sua vez, tem um papel de extrema importância de desempenho neste âmbito intercultural, na formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes de uma sociedade, pois a sua atitude, prática e formação influência nesse processo educativo.
É fundamental que ao construir o um projeto pedagógico que se tenha a preocupação para qual o tipo de cidadão que queremos formar, mas para que isso funcione é necessário sintonizá-lo com as determinações constitucionais e leis que regulamentam o ensino. Através desses Projetos Pedagógicos Curriculares juntamente com as questões multiculturais, e que o professor irá elaborar e promover um currículo que valorize a necessidade da escola em desnaturalizar papéis sociais e reforce a necessidade de promover a cultura do respeito às diferenças.
Desenvolvimento
Passo 01
Documentos;
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBE. 9.394/96)
A LDB estabelece no artigo 26º, que em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar os currículos da educação básica devem ter uma base nacional comum a ser complementada, por uma parte diversificada e de acordo com as características regionais da sociedade multiculturalista, da economia e dos estudantes. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições pluriétnicas, ou seja, diferentes culturas e etnias que ajudaram na