Hidrostatica
O relatório a apresentado nos mostra de forma clara e objetiva de que forma podemos obter o valor do empuxo exercido sobre um objeto (êmbolo) submerso no fluido (água) e a sua respectiva relação com o volume do fluido deslocado. Foram obtido o diâmetro, o peso e a altura do cilindro e do êmbolo com a ajuda de um paquímetro, uma balança e um dinamômetro todos com o nível elevado de precisão, mas com uma certa incerteza e a partir daí foi calculado o valor do volume dos dois objetos, foi feito o calculo das densidades da mistura água com sal e do álcool, e por fim foi calculado o valor do empuxo exercido sobre o objeto (êmbolo) submerso no fluido (água) comprovando se o principio de Arquimedes. Introdução
O relatório a ser apresentado a seguir vai nos mostrar de forma clara e objetiva de que forma podemos obter o valor do empuxo exercido sobre um objeto (êmbolo) submerso no fluido (água) e a sua respectiva relação com o volume do fluido deslocado.
Um fato importante sobre a força do empuxo foi descoberto pelo inventor e matemático Arquimedes, fato este tão importante para a área que a estuda (Hidrostática) que ficou conhecida como Princípio de Arquimedes e veio a revelar dados importantíssimos para o estudo mais aprofundado da pressão.
O princípio de Arquimedes nos relata que um objeto que está parcialmente, ou completamente, submerso em um fluido, sofrerá uma força de empuxo igual ao peso do fluido que objeto desloca.
FE = Wfluido = rfluido. Vdeslocado. g [Eq. 0.1]
A força de empuxo, FE, aplicada pelo fluido sobre um objeto é dirigida para cima. A força deve-se à diferença de pressão exercida na parte de baixo e na parte de cima do objeto. Para um objeto flutuante, a parte que fica acima da superfície está sob a pressão atmosférica, enquanto que a parte que está abaixo da superfície está sob uma pressão maior porque ela está em contato com uma certa profundidade do fluido, e a pressão aumenta com a