relatório
Experiência 01
Pressão sobre uma superfície
Grupo:
Objetivo:
A experiência tem por objetivo nos apresentar o manuseio e a calibração do dinamômetro, sua aplicação no calculo do peso dos objetos testados através da medição da força aplicada, além de tirar as medidas de largura e comprimento com o paquímetro, para que assim se possa calcular a pressão exercida sobre determinada área.
Teoria:
Dinamômetro: O dinamômetro é um dispositivo que pode ser utilizado para medir a força. Força é o resultado da interação entre dois ou mais corpos. Essa grandeza é medida em Newton (N) de acordo com o S.I. O princípio de funcionamento consiste na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força que é proporcional a esta força aplicada, sua intensidade é indicada na graduação existente na estrutura (dinamômetro ideal).
Paquímetro: O paquímetro é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Pressão:
A pressão é uma grandeza física, de símbolo P, definida como o quociente entre a intensidade da força que atua perpendicularmente à superfície e a área dessa superfície.
Esta grandeza permite quantificar o efeito que as forças produzem nas superfícies dos corpos sobre os quais atuam.
A pressão exercida por uma força sobre uma superfície depende então da força que lhe é aplicada e daárea dessa superfície. A pressão é diretamente proporcional à intensidade da força aplicada e inversamenteproporcional a área da superfície. Por exemplo, uma pessoa enterrasse mais na areia quando está apoiada num só pé de que quando está apoiada com os dois.