Paper
Prof. Juliano Branco
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais – Turma – EMD0162
26/11/2012
RESUMO
Através deste projeto apresenta-se estudo acerca da elaboração e implementação do programa 5S. Abordando em específico o SHITSUKE, discorrendo sobre o seu significado e benefícios na aplicação prática. Buscando por fim, através de um cronograma e roteiro a implantação do projeto na empresa Mega estúdio fotográfico.
1. INTRODUÇÃO
O 5S configura-se como a etapa inicial e base para implantação da Qualidade Total. É assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
No presente trabalho será abordado o quinto S, SHITSUKE, o qual significa disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.
Apesar de ser aparentemente simples, os 5S são baseados na filosofia japonesa do Bushido (lê-se bushidô). Um código de princípios morais não escritos, mas que foram passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa e que se resumem em disciplina e harmonia.
2. QUESTÃO PROBLEMA
2.1 IMPLEMENTAR E ELABORAR O PROGRAMA 5Ss
• Formar uma equipe de apoio para auxiliar na implantação;
• Criar todos os cartazes referentes aos conceitos e benefícios do Programa. Isso é uma maneira de envolver todas as pessoas da organização;
•Realizar o diagnóstico da organização, utilizando a lista de verificação nos setores da sua Empresa;
• Planeje o lançamento do programa em toda a organização;
• Cinco dias úteis antes da data marcada para a