Paper a imaginação de marketing
Centro Sócio-Econômico
Departamento de Ciências da Administração - Fone/Fax: 3721-9374 - 3721-6616
CEP: 88.010-970 – Florianópolis - Santa Catarina
Graduando(s): Douglas Rafael Steinbach
Paulo Wisbeck Bramont
Matéria: Estratégia mercadológica
Paper: A imaginação de marketing
No livro A imaginação de marketing de Theodore Levitt, o autor aborda muito o assunto de o marketing ser levado como o caminho ou a estratégia para o sucesso empresarial. Durante todo o livro, são dados inúmeros exemplos da visão de algumas empresas do mercado, e como elas agiam e/ou pensavam, e deixam claro que o marketing não era o assunto mais tratado.
O autor deixa claro que uma empresa que tenha objetivos e pretensões em sua trajetória deve primeiramente criar e manter seus clientes, e para que esse objetivo seja alcançado é necessário que seja feito o marketing externo que está diretamente ligado à retenção e manutenção dos clientes.
Aliado a ao marketing externo é necessário também à aplicação do endomarketing, que pode auxiliar nos funcionários para conseguir estimula-los a fim de atender de uma forma mais eficaz o ambiente externo que é o foco segundo Levitt.
Ter uma cultura na organização que seja orientada para o mercado é um ponto chave para esse sucesso, por isso a necessidade de uma aplicação de endomarketing. É necessário ser um diferencial para poder atrair a atenção do cliente e ter a sua fidelização, muitas vezes fazer com que o cliente se sinta especial é uma forma de atraí-los. Com a proximidade da copa, está cada vez mais comum ver anúncios criativos para atrair clientes no Brasil, e realmente esse grande evento que está por vir, bem como as olimpíadas em sequência, são grandes oportunidades para as empresas conseguirem divulgar sua marca e/ou produto internacionalmente.
A globalização de mercados é um assunto tratado no livro e que tem uma aplicação muito importante, o autor afirma que está havendo uma padronização dos