paper da prática
A dança na sala de aula utilizada como ferramenta pedagógica proporciona as crianças situações que lhes possibilitem desenvolver suas habilidades, contribui para estimular a criatividade e proporcionar o conhecimento do corpo. Um aspecto importante da educação da criança diz respeito ao desenvolvimento das várias linguagens, entre elas, está o uso do corpo e do movimento como forma de expressão e comunicação. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é refletir a cerca da importância da dança na escola como processo educacional que colabora com o aprimoramento e o desenvolvimento das potencialidades humanas e a sua relação com o mundo, salienta que a dança como instrumento de socialização contribui para a formação de cidadãos críticos e participativos, leva o ser a descobrir a sua linguagem corporal e auxilia no processo ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Dança, Escola, Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Toda criança precisa de experiências de comunicação criativa e interpretativa por meio de movimentos. A experiência da dança integrada as experiências de aprendizagem da criança oferecerá opções para esse tipo de expressão. A criança necessita ter a “sensação” de alegria e movimentar-se alegremente; retratar esse humor através da expressão de movimentos. Esses movimentos motivados pela emoção podem transmitir expressões francas e diretas de sentimentos reprimidos, através de uma experiência de dança totalmente desenvolvida.
A escola, enquanto meio educacional deve oportunizar a prática motora, pois ela é essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral da criança. A atuação do professor principalmente nas séries iniciais deverá ser planejada e coerente. Conforme Gallahue e Ozmun (2001) a escola, muitas vezes, é o espaço onde, pela primeira vez, as crianças vivem situações de grupo e não são mais os centros das atenções, sendo que as experiências vividas nesta fase darão base para