Paper- a pratica da pesquisa no serviço social
O presente trabalho pretende analisar a contextualização da Pesquisa e produção de conhecimento no campo do Serviço Social, falar sobre os procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico visando à pesquisa bibliográfica e fazer alguns questionamentos sobre os desafios à pesquisa no Serviço Social fazendo enfoque da formação acadêmica à prática profissional.
A motivação para a fomentação de conteúdo científico para a produção de conhecimento no campo de Serviço Social reitera a necessidade de pesquisas concernentes à área em questão. Para que haja um numero considerável de materiais para a pesquisa. Tornando essas informações mais acessíveis para o desenvolvimento dos estudiosos da área e para a sociedade de maneira geral. É necessária que a sociedade compreenda o trabalho desenvolvido por esses profissionais, como também a magnitude deste oficio. Quando falamos em Serviço Social, logo estamos nos referindo à sociedade, ou seja: o profissional desta área presta relevantes serviços a ao município das mais diversas maneiras.
Existe uma espécie de mito com relação a este segmento profissional que delimita o poder de expansão da área em algo periférico no sentido do poder de atuação da mesma. Este mito é concernente ao seu nível de alcance. Isso se deve a desvalorização dessa classe bem como a falta de informação que paira no senso comum e atribui um valor negativo a esta profissão. O profissional desta área atua, sobretudo para minimizar ou em muitas vezes resolver as problemáticas sociais no tangente ao bem estar do individuo.
O serviço social traz em sua abordagem a experiência que sugere novos caminhos, procedimentos e técnicas a serem executadas no seu dia a dia. Sendo assim, está área de atuação é alicerçada pela experiência diária com o publico o qual o profissional está em contato. Pois se trata de uma experiência empírica, sendo assim a mesma caminha em consonância com a pratica. O